Uma Análise da campanha do fiat 500
Faculdade de Comunicação
Laboratório de Criação Publicitária I – Teoria e Técnica Publicitária
Docente: Carolina Venturini
Artigo sobre o livro Raciocínio Criativo na Publicidade, de Stalimir Vieira.
Discente: Ana Lidia Marreiros Tavares Vieira (1210200101)
Belém
Fevereiro de 2013
“[...] Portanto, “pensar ao contrário” não significa esquecer a adequação e a pertinência das propostas. O objetivo é exatamente exacerbar o aspecto dramático da forma. Essa forma de pensar, na verdade, acelera a condução dos meios de atingir os objetivos do marketing”. (VIEIRA, Stalimir 1999)
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar com exatidão os elementos que consistem a teoria do “pensar ao contrário”, proposta por Stalimir Vieira em seu livro Raciocínio Criativo na Publicidade (1999), inseridos no filme publicitário Flanelinha da Agência Fiat. Para tanto inicialmente será ressaltado a importância da criatividade na publicidade, e a transformação do papel que a última assume na sociedade. Explicitar-se-á os elementos Consciente, Inconsciente e Consciente que integram tal proposição, além do “falar de forma objetiva” e o “não expor o objeto de desejo por muito tempo”, estratégias citadas por Vieira. A película produzida em 2011 será dissecada esclarecendo satisfatoriamente as ferramentas utilizadas na mesma para que esta seja considerada criativa.
Palavras-Chave: Criatividade, Publicidade, Stalimir Vieira, Fiat cinquecento.
INTRODUÇÃO
O sentido etimológico da publicidade é tornar algo público, via de regra, repassando ou vinculando mensagens das organizações corporativas aos seus consumidores (Habermas, 1991: 161). Tornou-se notória após a Era das Revoluções (Revolução Francesa e Revolução Industrial), quando houve o enfraquecimento de