controladoria
O objetivo do presente memorando é documentar os controles internos de gestão de vendas e contas a receber para garantir o registro correto, a existência e a valorização das vendas e contas a receber.
Os objetivos-chave do processo são de verificar se:
As vendas registradas representam vendas que realmente ocorreram.
Os saldos a receber são registrados e valorizados corretamente .
As vendas são registradas no momento em que realmente ocorrem.
Somente as vendas que realmente foram efetuadas são registradas.
Contas Afetadas:
(Liste todas as Contas-chave afetadas pelo processo)
fornecedores estoque loja caixa financeiro banco obs: Historicamente as contas de impostos a recolher (passivo e resultado) e estoques (ativo) e Custo das Mercadorias Vendidas (resultado) são tratadas em processos distintos, pois se referem a outros tipos de operações (ex: apuração de ICMS, IPI, PIS e COFINS e valorização dos estoques).
Sistemas de Informação:
(Liste todos os Sistemas de Informação que tenham impacto direto ou indireto no processo)
Sistema XYZ
Módulo Comercial
Módulo Fiscal
Módulo Estoques
Módulo Financeiro
Módulo Contábil
Narrativa do Processo:
P1 – Entrada e Aprovação de Pedidos de Venda:
A captação de novos clientes é realizada pela equipe de vendas. Para os novos clientes, os quais ainda não possuem histórico de pedidos de venda, o Diretor(a) Comercial deve aprovar o limite de crédito sugerido pela equipe comercial, após ter sido realizado estudo sobre o cliente (ex: pesquisa no SERASA).
Após realizado o cadastro de novos clientes, os representantes comerciais da Companhia registram os respectivos pedidos de venda, via internet, no módulo Comercial do sistema de informação “XYZ”.
As mudanças no limite de crédito, parametrizados no módulo Comercial do sistema XYZ, de clientes já existentes são aprovados pelo Gerente de Vendas (até R$ 10.000,00) e pelo Diretor(a) Comercial (acima de R$ 10.000,00).