Qvt - causas de rotatividade
Introdução
Diante do grande crescimento da construção civil no estado de Goiás, este trabalho terá por finalidade estudar os fenômenos da rotatividade de funcionários da construção civil.
Os motivos para desligamento podem ser por parte do funcionário ou por parte da empresa. Com base nessas informações podemos fazer as seguinte indagações:
Quais são as principais causas da rotatividade dentro da empresa no ramo da construção civil? Quais as conseqüências que a demissão pode trazer para o funcionário?
Uma empresa no ramo da construção civil precisa de pessoas para a frente de serviço, pois através delas seu objetivo será executado.
A rotatividade de funcionários vem se tornando um grande problema para as organizações, proporcionando um desgaste com treinamento para o novo funcionário, não conclusão do serviço começado,
O termo rotatividade de recursos humanos é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente; em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização. (CHIAVENATO, 1998, p. 176)
Pouco se tem falado sobre rotatividade das empresas de construção civil, pois segundo o IBGE é o ramo que mais cresceu nos últimos tempos.
A rotatividade traz grandes problemas para as organizações com a reposição de pessoal, investimentos gastos com treinamento.
O desligamento pode acontecer por diversos motivos, a não adaptação as políticas da empresa, reestruturação da equipe, procura de melhores salários, não adaptação ao local de trabalho.