Higiene e segurança no trabalho
RESUMO
HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas, ciência, tecnologia e tomadas de decisões que tem por objetivo a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho, visando redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Os responsáveis pela segurança do trabalho em uma empresa e suas respectivas atribuições, as doenças profissionais e os acidentes do trabalho provocam enormes prejuízos às pessoas e às organizações em termos de custos humanos, sociais e financeiros. Eles podem ocorrer casualmente, mas podem ser evitados através de programas preventivos e profiláticos. Nas ultimas décadas foram feitos muitos progressos na redução e prevenção de doenças e acidentes relacionados com o trabalho.
A higiene do trabalho esta relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos como visão, audição, tato, olfato e paladar. Do ponto de vista saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas evitando impactos emocionais, como o estresse
Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, bem como reduz acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal.
Os profissionais de segurança usam várias ferramentas para incluir a segurança e higiene como agenda importante das organizações, entre estas ferramentas uma das mais importantes e eficazes é a C.I.P.A. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma comissão de colaboradores que tem como objetivo direto o estudo e adoção de metodologias para a redução de acidentes e doenças do