Química
RESUMO
Vivencia-se uma era onde a energia é primordial para o suprimento das necessidades humanas. Entretanto, algumas fontes energéticas estão esgotando-se devido à exploração e consumo “abusivo” do homem. A produção do carvão vegetal é feita através da obtenção da madeira ou lenha. A obtenção dessa madeira vem através da derrubada de árvores reflorestadas ou nativas.
O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha. A maneira de captação, meios de utilização e produção, origem da geotermia, fontes de obtenção, vantagens e desvantagens, além dos impactos ambientais dessa nova alternativa energética serão vistos no decorrer deste trabalho.
Palavras-chave: Energia. Produção de carvão vegetal. Capim elefante.
1 INTRODUÇÃO
O Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha. Até a década de 50, o carvão era o combustível mais utilizado no mundo. A descoberta dos combustíveis derivados do petróleo, que permitiu o desenvolvimento dos motores a explosão e abriu maiores perspectivas de velocidade e potência, e o surgimento da energia nuclear, relegaram o carvão a condição de fonte subsidiária de energia. No entanto, a disponibilidade de grandes jazidas de carvão mineral e o baixo custo do carvão vegetal ainda conferem a esse combustível um papel relevante.
O Brasil pode ser considerado um país dependente em termos energéticos da utilização de carvão mineral como fonte energética. Este argumento já seria suficiente para maiores incentivos para aumento da utilização do carvão vegetal.
De acordo com estudos, o carvão vegetal vinha tendo um decréscimo contínuo no seu consumo. A partir de 1999 o setor parece estar se revitalizando com um suave