artes
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DO SÉCULO XX
O século XX inicia-se ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Na sociedade, acentuam-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado. O capitalismo organiza-se e surgem os primeiros movimentos sindicais que passam a interferir nas sociedades industrializadas.
Na primeiras décadas do século XX ocorreram também profundas conturbações políticas: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, o surgimento do Fascismo na Itália e do Nazismo na Alemanha.
É nesse contexto complexo, rico em contradições e muitas vezes angustiantes que se desenvolve a arte do nosso tempo. Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo,a Op Art e a Pop Art expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.
O EXPRESSIONISMO
Este movimento artístico teve origem em Dresden, Alemanha, entre 1904 e 1905, com o grupo chamado Die Brücke, que em português significa A Ponte.
É inegável que o movimento foi uma reação ao Impressionismo. O Expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Na verdade, essa tendência de traduzir em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem, já vinha sendo realizada por Van Gogh, pois procurava a deformação proposital da realidade. Alem de Van Gogh, o pintor norueguês Edvard Munch (1863- 1944) também inspirou o movimento expressionista. Sua obra O Grito é um exemplo dos temas que sensibilizaram os artistas ligados a essa tendência. Nela a figura humana não apresenta suas linhas reais mas contorce-se sob o efeito de suas emoções.
O Grito, Edvard Munch, 1893.
Os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, pois desejam expressar com a