Economia Política
Capítulo 4-O modo de produção capitalista: a exploração do trabalho
O modo de produção capitalista é dominante no mundo,mesmo com a concorrência do socialismo,não se dissolveu. Atualmente não se depara com nenhum grande desafio,impera nas áreas centrais e se vigora nas áreas de economia menos desenvolvida. O modo de produção capitalista têm como base a Exploração do trabalho,e é isso que veremo a seguir.
4.1. Lucro- O objetivo da produção capitalista
O produtor mercantil simples,tem o dinheiro como meio de troca e o objetivo do mesmo é a compra das mercadorias que precisa,então,vende para comprar. Já o o capitalista, compra para vender e sua visão está baseada no mercado e a obtenção de mais dinheiro. O sentido capitalista consiste em produzir mercadorias para conseguir mais dinheiro.
O capitalista como uma soma de dinheiro,compra as mercadorias- as máquinas,instalações,matéria-prima e força de trabalho. No processo de produção,a força de trabalho em conjunto com as máquinas e ferramentas,criam as mercadorias. Essas mercadorias são vendidas a um valor maior superior ao que foi investido. A obtenção dessa quantia adicional de dinheiro, o lucro, é que se move o capitalismo.
O capitalista não busca a obtenção de lucro por ser um sujeito ambiocioso,egoísta,ou algo do tipo. Esse trata diretamente das relações de atividades econômicas e nada tem a ver com o respeito ás pessoas dos sujeitos sociais.
O lucro é o motor do modo de produção capitalista,a caça de lucros é o objetivo principal, a busca pelo lucro é incessante e interminável.
"Capitalista e as empresas capitalistas só existem, e só podem existir, se tiverem no lucro a sua razão de ser;um capitalista e uma empresa capitalista que não empenham prioritária e sistematicamente na obtenção de lucros serão liquidados.
O lucro do capitalista provém de processos ocorrentes na esfera da produção,provém de um acréscimo de