Química
Introdução
Este relatório apresenta os resultados efetuados no laboratório da Universidade Federal de Pernambuco. O experimento baseou-se na separação de uma mistura. Tendo como foco compreender a prática de separação, e seu papel fundamental no ramo da química. Entender, que esses processos não alteram a substância, conhecendo também os tipos de separação de misturas e trabalhando essas técnicas de separação.
Desenvolvimento Teórico
Misturas, como sabemos, são constituídas por mais de uma substância. O ar atmosférico, a água do mar, e entre outros. Que podem ser classificadas como homogênias e heterogênias. Quando a separamos observamos as fases da mistura, isto é obtido pelos os devidos processos de separação como: Filtração, decantação, sublimação, cristalização e entre outros.
Desenvolvimento experimental
Utilizando-se dos materiais disponíveis em laboratório, foram realizados diversos processos, citados a seguir:
I.1 Procedimento experimental
Equipamentos e vidrarias
Funil de vidro
Funil de separação
Suporte universal
Anel de ferro
Papel de filtro
Pipeta Pasteur
Béquer, 10 ml
Bastão de vidro
Vidro relógio
Proveta
Mangueira látex
Balança analítica
Estufa
Reagentes e soluções
-Mistura: Areia, ácido benzoico, acetato de etila, e óleo.
Metodologia
I. 1 Em uma balança analítica foi pesado um papel de filtro e em seguida, dobrado em forma de cone. Com o papel sobre o funil, prendemos o papel com acetato de etila. Em seguida agitamos a mistura do béquer com o bastão de vidro. Até o ponto em que todo ácido benzoico havia sido dissolvido. Então aguardamos a fase sólida da mistura sedimentar, e foi decantado o líquido através do funil de filtração. Nessas etapas percebemos que a mistura ficou bifásica. O acetato de etila apresentava uma cor transparente e o acido benzoico mais nítido.Foi lavado a areia restante do béquer duas vezes com 10 ml de acetato de etila e repetimos o processo de