Química (pilha de daniel) relatório
UNIDADE FACNET DE TAGUATINGA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
“ELETROQUÍMICA – A PILHA DE DANIELL”
Disciplina: Química Turma: 2A
Professor: Fernando R. Madureira
Data da Prática: 25/05/2012 Data da Entrega: 05/06/2012
NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO | R.A. | NOTA |
BRASÍLIA
05 DE JUNHO DE 2012
ELETROQUÍMICA – A PILHA DE DANIELL
1. Objetivo
A atividade prática realizada no laboratório de química no dia 25/05/2012 teve como objetivo principal a montagem da pilha de Daniell. A partir desse objetivo geral, também foi possível identificar outros objetivos específicos, a saber: a) Observar uma reação de óxido-redução; b) Verificar que a ligação de pilhas em série soma as voltagens; c) Identificar os eletrodos de uma pilha (catodo e anodo); d) Identificar os pólos positivo e negativo de uma pilha.
2. Introdução
Uma pilha ou bateria é um dispositivo no qual uma reação química de óxido-redução produz energia elétrica. Esta reação química de óxido-redução pode ser entendida como aquela em que o Nox (número de oxidação) de pelo menos uma das espécies envolvidas no processo sofre alteração. Assim, quando o elemento tem seu Nox aumentado algebricamente, ele sofre oxidação. Se o elemento tem seu Nox diminuído algebricamente, ele sofre redução.
Diante destes conceitos, é possível compreender o funcionamento da primeira pilha construída em 1836, a pilha de Daniell. Como idéia central, o objetivo da pilha de Daniell foi o de separar duas soluções salinas através de uma ponte e verificar seu funcionamento através desemi-reações de oxidação e redução dos elementos químicos envolvidos no processo (sulfato de zinco e sulfato de cobre II), com consequente circulação de elétrons entre eles. Com o fechamento do circuito, as duas semi-reações ocorrem