Acessibilidade e usabilidade
DIFERENÇA ENTRE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE
Brasília, 8 de março de 2012.
A usabilidade pode ser definida como o estudo ou a aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de uso de um dado objeto, no caso, um site. A usabilidade busca assegurar que qualquer pessoa consiga usar o site e que este funcione da forma esperada pela pessoa. Em resumo, usabilidade tem como objetivos a: * facilidade de uso; * facilidade de aprendizado; * facilidade de memorização de tarefas; * produtividade na execução de tarefas; * prevenção, visando a redução de erros; * satisfação do indivíduo.
Para a usabilidade o ponto de partida do desenvolvimento é o usuário. Usuário é o termo técnico utilizado em usabilidade para referir-se a cada pessoa que utiliza o objeto em questão por meio de uma interface.
A interface é o meio pelo qual a pessoa intervém, dialoga, modifica o objeto da interação (no caso, um site). Se a interface é fácil de aprender, simples, direta e amigável, a pessoa estará inclinada a fazer uso da mesma. Desenvolver sites com usabilidade é pensar do ponto de vista do cidadão.
Já a acessibilidade à web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo. O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos: 1) Seguir os padrões web: Para se criar um ambiente online efetivamente acessível é necessário, primeiramente, que o código esteja dentro dos padrões Web internacionais definidos pelo W3C. Os padrões de desenvolvimento Web do W3C, ou Web Standards, são um conjunto de recomendações que visa padronizar o conteúdo Web, possibilitando melhores práticas no desenvolvimento de páginas da Web. 2) Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade: As diretrizes ou recomendações de acessibilidade