Processadores de vários núcleos
Tecnólogo em Redes
Arquitetura e Organização de Computadores
Processadores de Vários Núcleos
Alyson Edna
O Processador
CPU – Unidade Central de Processamento. Arquitetura de John von Neumann: Single-core.
O Processador
Gerencia de forma organizada e eficiente todas as informações. Centraliza todas as instruções e ativa os componentes necessários para executar uma determinada tarefa. Isso tudo requer uma grande troca de informações e em velocidades altíssimas.
O Processador
Quanto maior o número de ciclos de instruções por segundo o processador tiver, melhor o seu desempenho nas operações. Em média, os Sinlge-cores chegam a trabalhar em 3.0GHz de frequência = 3 Bilhões de instruções por segundo. Principais fabricantes de processadores no mercado: Intel e AMD.
Multi-core
A palavra multi-core é utilizada para definir qualquer processador que tenha mais de um núcleo. Consiste em colocar duas ou mais unidades de execução (núcleos) no interior de um único chip.
Transistores de 32 nanômetros = 1 Bilhão em cada processador.
Multi-core
O sistema operacional entende esses núcleos como se cada um fosse um processador totalmente independente. Cada unidade possui sua própria memória cache e pode processar várias instruções ao mesmo tempo.
Multi-core
Principal motivo dos Multi-cores: Os antigos processadores estavam atingindo velocidades (ou frequências) muito altas e logo não haveria sistema de refrigeração eficiente o suficiente para que eles não chegassem a temperaturas tão altas.
Single-Core X Multi-core
A multi-core possibilita que as instruções sejam executadas de forma paralela e não serialmente. Em arquiteturas single-core, as funções de multitarefa podem ultrapassar a capacidade da CPU.
Arquitetura Multi-core e as Novas Tecnologias
No geral, uma arquitetura Multi-core se baseia no multiprocessamento simétrico (SMP) implementado em um circuito de