Processadores
Disciplina de Montagem e Manutenção de
Computadores
Processadores
Aline, Camila, Paola, Rose e Suellen TSI1AN
Introdução
O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Apesar de cada processador ter seu próprio desenho interno, todos compartilham dos mesmos conceitos básicos – os quais explicaremos a seguir.
Histórico
Podemos dividir o desenvolvimento da computação em quatro gerações: • A primeira geração (1945-1959) era lenta, enorme, usava válvulas, quilômetros de fios e os equipamentos esquentavam muito.
• A segunda geração (1959-1964) introduz os transistores e as placas de circuitos impressos. Isso diminuiu o tamanho dos equipamentos deixando-os mais rápidos.
Histórico
• A terceira geração (1964-1970) trouxe os circuitos integrados, que permitiram uma compactação muito grande dos elementos do computador e o processamento na ordem dos microssegundos. • A quarta geração (a partir de 1970) aperfeiçoou a tecnologia já existente e iniciou uma miniaturização dos componentes. A velocidade de processamento de dados chegou aos nanossegundos. Histórico
Quando chegamos em 1985, os processadores entraram na era dos 32 bits com o Intel 80386. A partir desse ponto a evolução foi cada vez mais rápida. Lembrando da Lei de Moore, que diz que o número de transistores de um microprocessador é duplicado a cada 18 meses, a capacidade de processamento e a velocidade dos processadores começam a disparar.
Histórico
Em 1989 foi lançado o Intel 80486 e, nesse mesmo ano, a fase da informatização das empresas entra em expansão. Com o
Windows 3.1, em 1991, insere-se uma nova maneira de trabalho com os computadores pessoais.
Nas empresas, as estações de trabalho passaram a fazer muitas operações que antes eram responsabilidade de grandes servidores. Histórico
A evolução dos recursos multimídia trouxeram novos horizontes