Resenha de enron
É um documentário produzido nos Estados Unidos no ano de 2005, dirigido por Alex Gibney, o qual aborda um dos maiores escândalos já ocorridos no mundo dos negócios, o caso Enron, onde os executivos da sétima maior empresa do país fizeram fortunas enganado os acionistas e alterando a contabilidade para no final abandonar o barco deixando os acionistas de mãos abanando. A película conta a história desde a formação da empresa, passando por todas as fraudes feitas para enganar os acionistas, até à falência e posterior julgamento dos administradores da Enron.
A Enron foi fundada em 1985 por Ken Lay, um militante político por uma maior liberdade de atuação dos empresários no mercado de energia dos Estados Unidos. A empresa surgiu atuando no ramo de gás natural.
Logo no início as ideias de Ken o ajudaram a conseguir relacionamentos com importantes pessoas da indústria de energia do estado do Texas. Além de empresários, também manteve um sólido relacionamento com a família Bush, principalmente com o George W. Bush filho, o qual chegou a fazer um vídeo de despedida para um dos executivos da Enron.
O primeiro caso de manipulação que se conhece na empresa Enron ficou conhecido com o “escândalo Vahalla”, onde dois negociantes começaram a especular sobre o preço das ações da Companhia. Apesar da instabilidade dos negócios de petróleo, a Enron Oil sempre obtinha lucros no mercado o que chamou a atenção de outras pessoas da Enron. Ao se investigar descobriu que o presidente da Enron Oil, que fazia parte da Enron, desviou dinheiro para uma conta particular, ao ir mais fundo descobriu-se que a contabilidade estava sendo adulterada para demonstrar lucros irreais e que tudo estava vinculado ao contador da empresa “M. YASS”, que se reorganizado significava “minha bunda”.
Quando Ken Lay descobriu o que estava acontecendo não fez nada para frear o que estava acontecendo, ao invés disso estimulou para que continua-se dando lucro para empresa, já