Resenha Enron
Curso Superior em Ciências Contábeis – 7º Período
Disciplina: Auditoria
Aluna: Raquel Rodrigues
RESENHA DO FILME “ENRON OS MELHORES DA SALA”
O documentário trata de uma das maiores fraudes contábeis, a da empresa Enron, trazendo de forma clara que a sede por lucros elevados acaba deixando de lado os bons costumes e a ética de muitos profissionais.
A empresa Enron foi fundada em 1985, e se tornou a sétima maior companhia dos Estudos Unidos e uma das maiores empresas de energia do mundo. Por isso todos almejavam comprar suas ações já que tinha uma grande garantia de retorno, suas ações aumentavam de valor a cada mês, mesmo em meio à crise.
A empresa era auditada por mais de uma empresa de auditoria, entre elas umas das “Big Five” da época, que fiscalizavam as demonstrações financeiras da “Enron”. Assim os acionistas e até os próprios funcionários da entidade confiavam em seus resultados positivos, e investiam sem receio. Contudo ninguém questionava o grande sucesso e o crescimento sucessivo da Enron no mercado.
Com o auxilio de alguns executivos da entidade, os principais bancos e algumas empresas, a Enron elaborou um esquema fraudulento que maquiava os balanços da empresa, para esconder uma dividida de bilhões de dólares, por anos, efetuando transações falsas que faziam seu lucro crescer.
Os que faziam parte do esquema obtiveram de maneira suposta lucro, porque venderam suas ações no melhor momento, antes que elas caíssem de preço demasiadamente.
E como consequência de tudo isso, os milhares de acionistas tiveram um grande prejuízo, os funcionários que investiam na empresa perderam seu dinheiro e ficaram desempregados. Gerando agora um prejuízo de bilhões de dólares para Enron, ou melhor, trazendo sua realidade para o mercado de uma empresa que fraudo suas demonstrações e prejudicou milhares de pessoas.
Uma terminologia usada pelo que defensores do mercado é a desregulamentação da indústria, que foi o segredo os esquema de fraudes