sistemas operacionais avançados
Definição De Sistemas Avançados De Processamento
Objetivo:
Apresentar os sistemas operacionais utilizados em sistemas avançados, como computadores com mais de um processador, e supercomputadores dedicados ao processamento científico.
Sistemas Operacionais Avançados
Definição De Sistemas Avançados De Processamento
Os Sistemas Avançados de Processamento caracterizam-se por possuir duas ou mais unidades de processamento interligadas e trabalhando em conjunto, podendo ter dois (ou mais) processadores em um computador, ou vários computadores conectados em rede.
A vantagem desse tipo de sistema é permitir que várias tarefas possam ser realizadas simultaneamente, sem a necessidade de compartilhamento do tempo do processador, ou então que uma determinada tarefa possa ser dividida entre as unidades de processamento para agilizar a sua conclusão.
Como o sistema operacional é responsável por gerenciar a execução das tarefas, deve estar devidamente adaptado para operar em sistemas com mais de uma unidade de processamento, para poder distribuir a execução dos programas e maximizar a utilização dos recursos disponíveis.
A construção de Sistemas Avançados de Processamento foi feita pensando-se em aplicações voltadas para o processamento científico, exploração de minerais e petróleo, simulações e computação gráfica. Grande parte dos supercomputadores instalados ao redor do mundo está em uso em Laboratórios de Pesquisa dos EUA, Europa e Japão, e em grandes empresas como Dupont, Petrobrás, entre outras.
Computadores Com Vários Processadores
Os computadores com vários processadores eram utilizados basicamente em pequenos laboratórios científicos.
Atualmente estão disponíveis a todas as pessoas, por um preço muito acessível. Nesses computadores, o sistema operacional pode distribuir a execução das tarefas pelos processadores, e em teoria, aumentar o desempenho geral do sistema proporcionalmente à quantidade de processadores