Sistemas Operacionais Avançados
Sistemas de Arquivo
Avançados
Trabalho de SO2
Alunos: Luciana do Espírito Santo Rezende nro: 1031274-4
Nathália Rodrigues Resende nro: 1031275-2
Thiego Bisco Resende nro: 1031280-9
Capítulo 11
Sistemas de Arquivo Avançados
11.1 - Introdução
Sistemas operacionais precisam se adaptar a mudanças no hardware e na arquitetura do computador. Quanto mais nova e mais veloz a máquina projetada, o sistema operacional deve ser mudado para tirar vantagem disso.
Freqüentemente desenvolvimentos em alguns componentes do computador alcançam aqueles em outras partes do sistema. Isso muda o equilíbrio das características de utilização de recurso, e o sistema operacional deve reavaliar suas políticas.
Desde o começo dos anos 80, a indústria de computadores fez muitas e rápidas mudanças na velocidade da CPU e no tamanho e velocidade da memória. Em 1982, UNIX era tipicamente rodado em uma VAX 11/780, que tem uma 1-mips (milhões de instruções por segundo) CPU e 4-8 megabytes de
Ram, e era compartilhado por vários usuários. Em 1995, máquinas com 100mips CPU e 32 megabytes ou mais de RAM tem se tornado comum em computadores pessoais. Infelizmente, a tecnologia de risco rígido não se mantém atualizada, no entanto os discos têm se ficado maiores e mais baratos, velocidades de disco não tem aumentado mais do que em fator de 2. O sistema operacional UNIX, projetado para funcionar com discos moderamente rápidos mas memórias pequenas e processadores lentos, tem tido que se adaptar a essas mudanças.
Usando Sistemas de Arquivo tradicionais nos computadores atuais resulta em variados sistemas de E/S limitados, incapaz de tirar vantagem da velocidade da CPU e das memórias. Se o tempo tomado para uma aplicação em um sistema é de c segundos para o processamento da CPU e i segundos para E/S, então a melhoria do desempenho vista faz a CPU infinitamente mais rápida ao fator (1 + c/i). Se i é grande em relação a c, então