Química experimental
INSTITUTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA
DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SOLUBILIDADE DO NITRATO DE POTÁSSIO
24 DE SETEMBRO DE 2013
Introdução
No experimento realizado o objetivo era determinar a solubilidade da mistura de acordo com a temperatura. Para isso, estudamos o efeito da temperatura na solubilidade de uma mistura qualquer. Neste caso usamos uma mistura de nitrato de potássio em agua destilada e a partir do aquecimento da mistura determinaremos a curva de solubilidade.
Materiais e Métodos
- Materiais:
1.Tubo de ensaio
2.Béquer
3.Nitrato de potássio (
4.Termômetro
5.Agua com gelo
6.Agua destilada
7.Chapa elétrica
8.Balança
9.Pipeta
10.Pêra
- Métodos: Dois gramas de que foram medidos na balança semi-analítica, foram transferidos para um tubo de ensaio. Em seguida, foi acrescentado dois gramas de água destilada. O tubo foi levado para um béquer que continha aproximadamente 300mL de água. Esse sistema foi aquecido em uma chapa elétrica até a solubilização do sal. Quando isso ocorreu, o tubo de ensaio foi colocado em um novo béquer contendo água gelada e cubos de gelo que aceleraram o processo de cristalização do . Quando os primeiros cristais surgiram, foi adicionado uma nova quantidade de água no tubo e o sistema foi aquecido novamente. Para a construção do gráfico de solubilidade, este procedimento foi realizado 5 vezes, com quantidades de solvente diferentes.
Resultados e Discussões Neste experimento foram pesados 2 gramas de nitrato de potássio e foram adicionados primeiramente 2 mL de agua destilada. A solução que estava em um tubo de ensaio foi colocado em um béquer contendo 300 mL de agua destilada e colocado sobre uma chapa elétrica, onde a mesma foi aquecida. Foi notado que o soluto demorou um tempo maior para dissolver, à uma temperatura de 75ºC,