Química - Ebulioscopia
Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. Para que um líquido entre em ebulição é necessário aquecê-lo até que a pressão de vapor fique igual à pressão atmosférica, até aí tudo bem, mas quando existem partículas insolúveis em meio ao solvente o processo é dificultado, a Ebulioscopia surge então para explicar este fenômeno.
A fórmula usada para o cálculo é:
Δte = Te2 - Te, onde:
Te= temperatura de ebulição da solução
Te2= temperatura de ebulição do solvente
Um exemplo de Ebulioscopia: quando adicionamos sal na água que estava prestes a entrar em ebulição. O sal antes de ser dissolvido pelo aquecimento constitui partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição. Exemplo esse utilizado pelo grupo para demonstrar a propriedade por meio de um experimento.
Quando o ponto de ebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópico e a concentração da solução, mais conhecida como Lei de Raoult.
MATERIAIS USADOS
2 panelas
Sal de cozinha
Medidor de líquidos (copo)
Reagentes:
H²O (água)
NaCl (cloreto de sódio)
OBJETIVOS EXPERIMENTAIS
Esse experimento teve como objetivo comprovar de maneira prática o que diz a propriedade coligativa ebulioscopia.
Verificar as alterações do ponto de ebulição da solução em relação ao líquido.
Comparar os resultados da água pura e água com o soluto.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento experimental serviu para demonstrar como ocorre a ebulioscopia na prática, a propriedade coligativa chamada ebulioscopia diz que ao adicionar soluto em uma solução aumenta a