Química aplicada
Anotação de uma grandeza física
O valor de uma grandeza física pode ser expresso como o produto de um valor numérico e uma unidade: grandeza física = valor numérico x unidade. A utilização de símbolos torna a representação bastante compacta e, uma vez que se torna um hábito, facilita muito a leitura.
Alguns símbolos usuais para as grandezas comumentes encontradas na Química são: V-volume, m-massa, P-pressão, n-quantidade de matéria, T-temperatura, entre outras que você terá oportunidade de encontrar nas aulas práticas.
Exemplos: V = 250 mL; m = 4,125 g; n = 2,5×10-5 mol.
As grandezas físicas, os valores numéricos e as unidades podem ser manipulados através das regras ordinárias da álgebra.
Exemplo: T = 216,55K ® 1/T = 4,6179×10-3 K-1 103/T = 4,6179 K-1
Nas tabelas e nos gráficos (veja a seguir) é conveniente utilizar o quociente da uma grandeza física e sua unidade, para obter números puros. Também se pode multiplicar ou dividir este quociente pelo fator exponencial de base 10, para simplificar o valor.
Exemplos: r = 3,45 cm ® r/cm = 3,45
C(NaOH) = 0,101 mol L-1 ® C(NaOH)/(mol L-1 ) = 0,101
V = 2,38 mm3 ® V = 2,38×10-6 L ® V/(10-6 L)= 2,38
Apresentação de dados em tabelas
Uma tabela consiste em um arranjo retangular de células contendo dados. A localização de uma célula na tabela pode ser especificada pela linha (no sentido horizontal) e pela coluna (no sentido vertical). O exemplo a seguir demonstra como construir uma tabela.
Exemplo: em 5 béqueres, identificados como A, B, C, D e E, serão misturadas soluções de iodeto de sódio e de nitrato de chumbo, onde se espera que ocorra a precipitação de um dos produtos. Deve ser construída uma tabela onde constem, para cada béquer, os seguintes dados: volume da solução de iodeto de sódio, volume da solução de nitrato de chumbo, quantidade de iodeto de sódio, quantidade de nitrato de chumbo e a massa do precipitado