Conceitos fundamentais de economia
A economia trata do estudo das ações econômicas dos homens, quando este procura obter os bens e serviços necessários para viver. Daí o estudo das necessidades em economia.
A palavra necessidade significa carência ou falta de mercadorias necessárias, enquanto o têrmo satisfação denomina o estado de saciado, farto, contente, etc...
Podemos dizer também, que necessidade é a falta ou privação de alguma coisa que precisamos.
As necessidades se classificam em: primárias e secundárias.
Necessidades primárias:
- Alimentação - Vestuário - Transporte - Moradia - Saúde - Higiene - Educação - Lazer - Previdência Social
A satisfação destas necessidades constituem, o que, em economia, denominamos de consumo.
Para consumirmos alguma mercadoria, elas geralmente foram transformadas pelo homem; ao ato de transformação de um produto denominamos produção.
Assim ficamos conhecendo os dois primeiros fenômenos econômicos: produção e consumo..
Existem ainda, fenômenos decorrentes desses primeiros, que são, a troca ( ou circulação ) e a distribuição
Necessidades Secundárias:
São os artigos supérfluos. Por exemplo: refrigerantes, chicletes, cigarros, maquiagem, bijouteria.
Necessidades Produtivas
Além das necessidades primárias e secundárias que, à regra geral, estão ligadas às exigências psicofisiológicas do homem, existem também as necessidades coletivas ou sociais, como por exemplo, a manutenção da ordem pública.
As necessidades coletivas exigem para serem satisfeitas, um volume de dinheiro e de meios que extrapolam as possibilidades de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos; por exemplo a organização policial para manter a ordem pública.
Justamente por causa da existência das necessidades coletivas é que surgiu um organismo destinado à satisfação destas. Este organismo é o Estado que satisfaz estas necessidades por meio dos serviços públicos, que podem ser de