Texto I A Economia E O Brasil Conceitos B Sicos Fundamentais
PROF. JOAQUIM DO NASCIMENTO
Atenção caro aluno!
Vamos um conceito simples de economia!
A Economia é uma ciência social que estuda as decisões de produção, distribuição e consumo de bens e serviços na sociedade no atendimento de suas necessidades. O termo economia vem do grego que diz respeito a: costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou
"administração da casa (doméstica)"
É também a ciência (conjunto de ideias da sociedade) social que estuda a atividade econômica, através da aplicação da teoria, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.
Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
Estudar a economia brasileira é analisar a gestão do país em um determinado momento sob a perspectiva da aplicação prática da teoria econômica, através de Programa de Política. Daí dizermos que os resultados da Política Econômica de um governo é expresso em indicadores de desempenho das atividades de produção, consumo, investimentos, entre outras variáveis.
POLÍTICA ECONÔMICA
Importante!
Veja o termo “política” como conjunto de decisões que um “gestor” toma para atingir um objetivo, seja ele de curto prazo ou de longo prazo. Em nosso caso o gestor é o Governo.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank. Todas as políticas econômicas têm as metas para atingirem como as que indico