Microbiologia
Sexual, sangüínea (via parenteral e da mãe para o filho, no curso da gravidez, durante ou após o parto) e pelo leite materno. São fatores de risco associados aos mecanismos de transmissão do HIV: variações freqüentes de parceiros sexuais sem uso de preservativos; utilização de sangue ou seus derivados sem controle de qualidade; uso compartilhado de seringas e agulhas não esterilizadas (como acontece entre usuários de drogas injetáveis); gravidez em mulher infectada pelo HIV; e recepção de órgãos ou sêmen de doadores infectados. É importante ressaltar que o HIV não é transmitido pelo convívio social ou familiar, abraço ou beijo, alimentos, água, picadas de mosquitos ou de outros insetos.
Período de incubação: É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de cinco a 30 dias. Não há consenso sobre o conceito desse período em aids. O período médio de incubação é estimado em 3 a 6 semanas. Compreende-se por período de incubação o intervalo de tempo entre a exposição ao vírus até o surgimento de alguns sintomas, como febre e mal-estar (fase inicial).
Período de transmissibilidade: O indivíduo infectado pelo HIV pode transmití-lo durante todas as fases da infecção, sendo esse risco proporcional à magnitude da viremia.
FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
1. Quais os tipos de fibras musculares? Quais suas características?
2. As fibras musculares recebem denominações especiais para suas organelas. Compare com uma célula comum denominando essas estruturas.
3. Descreva a estrutura de uma fibra muscular esquelética.
4. Descreva a estrutura molecular dos filamentos protéicos de actina e miosina relacionando com a interação que ocorre entre ambos.
5. Descreva passo a passo o processo de contração muscular.
FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
1. Como está dividido o sistema nervoso.
2. Descreva como ocorre o funcionamento do sistema somático sensorial?
3. Defina o termo: