Quite a bit of heat
O clima compreende um padrão de diversos elementos atmosféricos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos naturais (frentes frias, tempestades, furacões) estão associados às variações meteorológicas preditas pelas leis da física determinística e a um conjunto de variações aleatórias de elementos meteorológicos que fazem parte da formação desses fenômenos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão atmosférica), cuja principal ferramenta de investigação é a estatística. As semelhanças nas diferentes regiões do planeta de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano em um período de não menos que 30 anos. Tempo é o estado da atmosfera num determinado momento, que pode ser interpretado sob as escalas convencionais que podem considerar a atmosfera como quente ou fria, úmida ou seca, calma ou tempestuosa, limpa ou nublada. A maior parte dos eventos meteorológicos ocorre na troposfera, primeira camada mais baixa da atmosfera terrestre. O tempo se refere também às mudanças cotidianas na temperatura e na precipitação, onde o clima é o termo para se referir às condições atmosféricas médias ao longo de um período mais prolongado de tempo.
FATORES CLIMÁTICOS
Os fatores climáticos são os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de clima. São eles:
Órbita – Mudanças cronológicas (geológicas e astrofísicas) nas posições das órbitas terrestres (em graus, minutos, segundos, décimos, centésimos e milésimos de segundos) ocasionam maiores ou menores graus de insolação que modificam as variadas ações calorimétricas (ora incidentes ou deferentes) no planeta terra (dificilmente perceptíveis aos humanos);
Latitude – Distância em graus entre um local até a linha do equador;
Altitude – Distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto