quinta regra
E necessário consultar as passagens paralelas explicando as coisas espirituais pelas espirituais(ICo 2.13).
Observaremos, agora, três classes de paralelos: de palavras, de idéias e de ensinos gerais.
Paralelos de palavras
Quando o conjunto de frases ou regras do contexto não esclarece uma palavra duvidosa, procura-se. em alguns casos, o verdadeiro sentido consultando outros textos era que ela ocorre.
) Em Atos 13.22 está registrado que Davi foi um “homem segundo o coração de Deus”. Significa isto que Davi foi perfeito? No texto paralelo, em 1 Samuel 2.35, Deus disse: “Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenha no coração”. Considerando toda a passagem, conclui-se que Davi, especialmente em sua qualidade de sacerdote-rei. procederia segundo o coração ou a vontade de Deus. Esta interpretação é confirmada na passagem paralela do capítulo 1 Samuel 13.14, na qual se comprova que. em vista da rebeldia e má conduta de Saul como rei. Davi seria homem segundo o coração de Deus.
Paralelos de idéias
Se quisermos alcançar uma informação completa e exata do que ensina a Sagrada Escritura em determinado texto obscuro ou discutível, é importante consultarmos os ensinos, as narrativas e os fatos contidos em passagens que esclarecem o texto tido como obscuro ou discutível. Vejamos alguns casos:
) Quando Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16.18), será que Jesus quis dizer que Pedro era o fundamento da Igreja? Será que Pedro de fato é o primeiro papa dos católicos?
Veja que Cristo não disse: “Sobre ti, Pedro”, e sim “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Neste caso, as próprias palavras de Cristo e de Pedro, os melhores