Titulo
Segunda espécie
O texto é um dialogo entre mestre e aluno que explica um pouco sobre a 2ª espécie do Contraponto. E logo no início se frisa que a 2ª espécie é sempre composta em compassos binários, no caso sempre será duas mínimas contra uma semi-breve. O tempo forte sempre será consonância, já o tempo fraco pode ser dissonante, mas, na condição de que a nota seguinte ser grau conjunto com tudo seguinte intervalo deve ser consonante. Mas sempre seguindo as regras básicas da 1ª espécie.
Dentre isso algumas regra especificas são adotadas; Sempre serão duas mínimas contra uma semi-breve, o nono compasso deve começar com um quinta e o décimo com uma sexta maior, é permitido intervalos de primeira mas não entre quintas, entram também os intervalos dissonantes que são os de 2ª, 4ª e 6º entretanto eles[o podem ser usadas no tempo fraco e seguidas de nota conjunta e de movimento contrario. Na maioria das vezes se começa com uma pausa de mínima.
Resumo – Livro Fux
Segunda espécie
O texto é um dialogo entre mestre e aluno que explica um pouco sobre a 2ª espécie do Contraponto. E logo no início se frisa que a 2ª espécie é sempre composta em compassos binários, no caso sempre será duas mínimas contra uma semi-breve. O tempo forte sempre será consonância, já o tempo fraco pode ser dissonante, mas, na condição de que a nota seguinte ser grau conjunto com tudo seguinte intervalo deve ser consonante. Mas sempre seguindo as regras básicas da 1ª espécie. Dentre isso algumas regra especificas são adotadas; Sempre serão duas mínimas contra uma semi-breve, o nono compasso deve começar com um quinta e o décimo com uma sexta maior, é permitido intervalos de primeira mas não entre quintas, entram também os intervalos dissonantes que são os de 2ª, 4ª e 6º entretanto eles[o podem ser usadas no tempo fraco e seguidas de nota conjunta e de movimento contrario. Na maioria das vezes se começa com uma pausa de mínima. O texto é um dialogo entre mestre e aluno que