Quimica
01. (UNIOESTE) O relacionamento físico entre a pressão de oxigênio (PO2) e a ligação do oxigênio com a hemoglobina podem ser estudados por pesquisadores in vitro nos laboratórios. O resultado deste estudo e a curva de dissociação do oxigênio da hemoglobina, representada no gráfico abaixo.
Sobre esta curva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponda somente a afirmativas incorretas.
I. Na PO2 alveolar e arterial normal, cerca de 98% das hemoglobinas estão ligadas ao O2.
II. Com a elevação da PO2 (mmHg) ocorre uma diminuição na saturação da hemoglobina.
III. Na PO2 da célula em repouso, cerca de 72% do oxigênio ligado as hemoglobinas servem como reservatório para as células, caso seu metabolismo aumente.
IV. Redução na PO2 de 60 para 40 mmHg produz menor dissociação do oxigênio da hemoglobina do que a redução da PO2 de 80 para 60 mmHg.
a) II e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) I e IV.
02. (IFTM) Nos túneis da cidade de São Paulo existem placas com os dizeres: “Em caso de congestionamento, desliguem os motores”. A placa avisa para o risco do aumento da emissão do monóxido de carbono (CO) pelos escapamentos dos veículos que permanecem ligados. No homem, a absorção excessiva do monóxido de carbono pode levar à morte por que:
a) Inativa as células de defesa.
b) Desnatura proteínas.
c) Produz carboemoglobina.
d) Inutiliza a hemoglobina.
e) Forma a oxiemoglobina.
03. (UNICAMP) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 =45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:
a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.
b) A amostra II corresponde a sangue