Quimica
O Ácido Sulfúrico é um composto químico inorgânico, cuja fórmula é H2SO4. É um líquido incolor, viscoso e oxidante, pouco volátil, seu Ponto de Ebulição é 338°C e densidade 1,84g/cm3. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o ácido na água e não o contrário, pois se isto não for seguido, seus vapores são liberados agressivamente, podendo causar queimaduras graves no corpo do operador ou de alguém próximo.
Utilizado pela indústria.
• As baterias de chumbo-ácido presente em automóveis contêm ácido sulfúrico como eletrólito;
• Na fabricação de explosivos;
• No refino do petróleo, removendo impurezas da gasolina e de outros óleos;
• Na produção de outros ácidos, como o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido Nítrico (HNO3);
• Na indústria de fertilizantes.
Ácido carbônico
O ácido carbônico é um ácido fraco, difásico, de fórmula H2CO3, não isolável, que se formam em pequena quantidade quando se dissolve dióxido de carbono em água. Este ácido, na sua forma pura não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a -30 ºC.Este ácido decompõe-se a temperaturas de 20-25 ºC, libertando dióxido de carbono. Por este motivo, os seus sais são decompostos por muitos ácidos.
Ácido nítrico
O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato de hidrogênio. São fumegantes em contato com o ar, seus vapores são extremamente tóxicos e é também corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele. Ele entra em ebulição a 83ºC a 1 atm, isto é, ao nível do mar.
Utilizado pela indústria: Depois do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais produzido e usado pela indústria. A sua formação pode se dar naturalmente ou industrialmente. Ele pode ser formado em ambientes não poluídos, durante chuvas acompanhadas de relâmpagos; e pode ser liberado por veículos com motor à explosão e que ocasionam um tipo de