Balanços
Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil, que tem como objetivo evidenciar em determinada data a composição do patrimônio governamental, assim como as modificações que este patrimônio sofre. Ou seja, a posição das contas representativas de bens, direitos e quando for o caso, do saldo patrimonial negativo. Por outro lado, evidencia a composição das contas representativas dos compromissos com terceiros e do saldo patrimonial positivo, sendo o patrimônio liquido da instituição pública.
Existem dois Subsistemas no Balanço Patrimonial, o Financeiro e o Permanente. O Ativo é dividido em Ativo Financeiro e Ativo Permanente, e o Passivo também é dividido em Financeiro e Permanente, e para completar o balanço existe a apresentação do saldo patrimonial. A divisão do Patrimônio Público em financeiro e permanente permite a decomposição da situação liquida também em financeira e permanente.
Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. É um quadro onde que se distribuem não só as receitas previstas e fixadas no orçamento, como também as realizadas, e as despesas fixadas e realizadas, igualando-se as somas opostas com os resultados, o previsto e o realizado, e o déficit ou superávit. A receita publica é registrada somente quando arrecada, obedece ao principio de caixa, já a despesa é reconhecida e registrada quando da sua ocorrência, obedecendo ao principio de competência. Tanto a execução da receita quanto da despesa orçamentaria impacta positiva ou negativamente na situação liquida financeira do ente publico. Para isso é de suma importância a apreciação e aprovação do orçamento publico anual pelo poder Legislativo, que é o órgão encarregado de acompanhar e fiscalizar a execução de Receita e das Despesas Publicas.
Balanço Financeiro é o principal demonstrativo na área publica, apresenta o desemprenho da gestão financeira do ente publico, visa demonstrar a receita e a despesa orçamentaria, bem