Treeds
Quando um componente de aplicação inicia e a aplicação não tem outros componentes rodando, o sistema Android inicia outro processo Linux para a aplicação com uma single thread de execução. Por padrão, todos os componentes da mesma aplicação rodam em um mesmo processo e thread (chamada thread principal). Se um componente de aplicação inicia e existe um processo para aquela aplicação (pois outro componente da aplicação já existe), então o componente é iniciado dentro do processo e usa a mesma thread de execução. Contudo, você pode fazer com que diferentes componentes em sua aplicação rodem em processos separados e poderá também criar threads adicionais para quaisquer processos.
Processos
Por padrão, todos os componentes da mesma aplicação rodam em um mesmo processo e a maioria das aplicação não devem mudar isso. Mas, se você precisa de controle sobre quais processos um certo componente pertence, então você deve fazê-lo dentro do arquivo de manifesto da aplicação.
A entrada no manifesto para cada tipo de elemento componente da aplicação - , , e - suportam um atributo android:process que pode especificar o processo no qual o componente deverá rodar. Você pode configurar esse atributo para que cada componente rode em seu próprio processo e para que alguns componentes compartilhem processos enquanto outros não. Você pode também configurar android:process para que componentes de diferentes aplicações rodem em um mesmo processos - desde que as aplicações comportilhem o mesmo ID de usuário Linux e sejam assinados com os mesmos certificados.
O elemento também suporta o atributo android:process para que se possa configurar um valor padrão que se aplica a todos os componentes.
O Android deverá decidir a matar algum processo em algum ponto, como quando a memória está baixa ou é requerida por outro processo que seja mais importante naquele momento. Componentes de aplicação rodando em um processo que está sendo morto são, consequentemente,