quimica
Com a popularização dos carros flex, o brasileiro acostumou-se a fazer as contas na busca pela escolha mais econômica.Isso acontece porque com a mesma quantidade de combustívul, um veículo a álcool pode rodar até 30% a menos que o exato modelo movido a gasolina. Logo, o etanol precisa ser 30% mais barato para ganhar vantagem. A conta é simples: basta dividir o custo do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7 (70%), o etanol será sempre a melhor opção.
Na gasolina uma de suas principais vantagens: é extraído em grandes proporções do petróleo, o que lhe garante uma ampla rede de abastecimento mundo afora. Ela possui rendimento superior a outros combustíveis fósseis, como o diesel, e mesmo frente aos renováveis, como o etanol.A principal desvantagem da gasolina é que sua queima é uma das principais pela emissão de gases de efeito estufa, que contribuem no aceleramento do aquecimento global.
O etanol tem como principal vantagem o fato de ser bem mais limpo que os combustíveis fósseis.Como desvantagens, o etanol é menos eficiente se comparado a gasolina e, por isso, seu consumo está diretamente associado ao preço por litro.
Combustão completa do etanol, C2H6O(l)
1 C2H6O(l)+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O ?H0combustão = -1368 kJ/mol