Relação Planejamento, Gestão e Plano Estratégico
As ferramentas de gestão que hoje estão ao nosso alcance – planejamento estratégico, construção de cenários, análise e revalidação permanente de metas e objetivos – tem a função de tornar a gestão cada vez mais transparente a colaboradores, parceiros e clientes. É a busca de renovação constante da confiança de todos os envolvidos, que faz com que as organizações sejam cada vez mais sólidas e confiáveis.
De acordo com Mintzberg (2010), está na hora de reconhecer que a gestão não é uma ciência nem uma profissão: é uma prática, aprendida principalmente com a experiência e enraizada no contexto.
A Gestão Estratégica é uma técnica que tem como base estruturante a Administração Estratégica e o Planejamento Estratégico, um de seus objetivos é o gerenciamento das mudanças organizacionais. Se caracteriza pelo pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, gestão da mudança, aprendizagem organizacional, e busca da eficiência e eficácia organizacional. (ESTRADA e ALMEIDA, set/ dez 2007)
As etapas da Gestão Estratégicas, segundo Estrada e Almeida (2007) citam em seu artigo, podem ser descritas como Avaliação, Formulação de Estratégias, Implementação e Aprendizagem. Sendo a avaliação uma etapa pré-operacional onde se consegue obter um diagnóstico da situação atual da organização. Na etapa de Formulação se delineia a Visão de futuro que a organização pretende alcançar; faz-se a análise ambiental (interna e externa); e são levantadas as Questões Estratégicas a serem resolvidas para o alcance da Visão. (ESTRADA e ALMEIDA, set/ dez 2007)
A Gestão Estratégica se beneficia da metodologia do Planejamento Estratégico como forma de obter um Plano Estratégico adaptado às condições e realidades da organização. Através do processo de Planejamento Estratégico, na busca de responder as questões: Onde estamos?; Para onde vamos?; e, Como vamos chegar lá?, se obtém como resultado o Plano Estratégico. (Marini, apud AVM, 2014)
O