Tarefa 4 2
SUMÁRIO: 1. INTRODUÇÃO; 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; 2.1. Plano Estratégico; 2.1.2. Planejamento Estratégico Corporativo; 3. GESTÃO ESTRATÉGICA; 4. A DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO ESTRATÉGICA; 5. CONCLUSÃO; 6. REFERÊNCIAS.
1. INTRODUÇÃO
Nos negócios, a gestão estratégica e o planejamento estratégico são muitas vezes usados como sinônimos, no entanto há diferenças importantes. Os gerentes e outros líderes empresariais precisam entender as diferenças entre os dois conceitos.
Planejamento Estratégico pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.
Um elemento-chave da estratégia é a seleção de apenas algumas características e medidas a serem consideradas tomadas. É um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante, e também a se concentrar sobre assuntos de relevância.
O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a gestão estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico em todos seus termos e aspectos técnicos surgiu no início da década de setenta, algumas décadas anteriores cinquenta e sessenta os administradores empregavam o planejamento operacional porque o crescimento de demanda total estava sob controle, isso mudou na década de setenta que trouxe diversas crises, o preço do