Da Pr Hist ria P s escrita
CAMPUS DE NOVA ANDRADINA
CURSO DE HISTÓRIA
TECNOLÓGICAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
KATISSILAINE DE OLIVEIRA PEREIRA
RESENHA
Da Pré-História à Pós-Escrita:
Elaboração de resenha do artigo Da Pré-História à Pós-Escrita, para a disciplina Tecnológicas de Comunicação e informação, do curso de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, sob orientação do Prof. Célio Viera Nogueira.
Angélica-MS
Abril-2015
O artigo Da Pré-História à Pós-Escrita dos Mestres em Comunicação e Semiótica, Prof. Ms. Clinio Jorge de Souza e Profa. Ms. Ady Marlene Amorim de Souza está dividido em sete subtítulos, desenvolvendo a construção teórica da comunicação mediada, da escrita do homem primitivo até a evolução da comunicação atual. A obra discute o conhecimento na sociedade primitiva e seus ensinamentos, comparando com o sistema escolar a partir do século XVIII, enfatizando a questão da tecnologia e prepondo novas formas de ensino para o este sistema. O título, Da Pré-História à Pós-Escrita, é introdutório e desenvolve o resumo do artigo.
O primeiro subtítulo, Da pré-história à pós-escrita, é apresentado uma análise desde a formação da escrita e da comunicação nômade, até a educação na sociedade atual, levantando questões como, por exemplo, a necessidade de ambientes complexos de ensino. Fala-se sobre a escola e seus mecanismos de aprendizagem, dando importância a processos mnemônicos (técnica para ajudar na memorização), que é um dos processos mais utilizados na construção do conhecimento na escola. Ainda neste subtítulo, enfatiza a forma com que o homem primitivo educava os seus, eram ligados pela reiteração, ritos e imitações, fazendo desse movimento uma comunicação pouco mediada. Mais tarde surgira a escrita, trazendo instituições educativas com intuito de inicia-se um novo sistema de organização. Porém, a escrita só chegara com o aparecimento da