Quimica
ao meio ambiente
resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois em sua composição possuem metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio,cádmio,berílio e chumbo,que em contato com o solo, contaminam o lençol freático e se queimados, poluem o ar.
ao ser humano. ( que tambem é sociedade)
Os metais pesados, com alta concentração no lixo eletrônico, têm a propriedade da bioacumulação nos organismos vivos e, dessa forma, se estender por toda a cadeia trófica, isto é, toda a cadeia alimentar afetando, assim, o ser humano.
A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Isso acontece principalmente com os que manipulam as placas e os circuitos eletrônicos sem os devidos cuidados. É o caso de muitos trabalhadores que, sem outras fontes de recursos, dedicam-se a recuperar aparelhos do lixo para derreter as placas e comercializar o metal.
• Arsênico - pode causar problemas na comunicação entre células e interferir nos gatilhos que geram crescimento celular, possivelmente contribuindo para doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, em caso de exposição crônica.
• Cádmio - afeta a capacidade do corpo de metabolizar cálcio, o que leva a dores ósseas e a ossos frágeis e gravemente enfraquecidos.
• Cromo - causa irritações de pele e é potencialmente carcinógeno.
• Cobre - pode irritar a garganta e os pulmões e afetar os rins, o fígado e outros órgãos.
• Chumbo - pode causar sérios problemas de saúde, entre os quais redução da capacidade cognitiva e verbal. Em última análise, a exposição ao chumbo pode causar paralisia, coma e morte.
• Níquel - em dosagem alta, é carcinógeno.
• Prata - provavelmente não faz mal, mas manipulá-la com freqüência pode causar argirismo (uma doença que causa manchas azuladas permanentes na