quimica
Introdução
O homem sempre teve suas relações com meio mediado pelas tecnologias, e o envolvimento da humanidade na era da tecnologia da informação é um fato. Os avanços incessantes dessas tecnologias têm, de forma geral, alterado o comportamento da sociedade. Estamos vivendo uma nova fase cultural, onde a informática ocupa um lugar de destaque, influenciando na nova forma de vida tornando-se indispensável para convivência humana.
A velocidade da informação proporcionada pela Internet, redes, celulares tem revolucionado nossas vidas beneficiando bilhões de cidadãos no mundo inteiro. É possível resolvermos vários problemas do nosso cotidiano utilizando apenas Ambientes Virtuais.
Na educação, as novas tecnologias da informação e da comunicação aparecem com grande força, impondo rápidas, intensas e significativas mudanças científicas e pedagógicas exigindo um novo modelo de relações humanas, educativas e profissionais.
Na “Sociedade da Informação” não se aprende apenas na escola, mas no dia-a-dia, considerando que a informática mostra-se uma excelente ferramenta no processo ensino-aprendizagem. A verdade é que o quadro, o marcador e o apagador podem estar num passado muito distante das carreiras escolares.
A união do ensino-aprendizagem-tecnologia é hoje, sem dúvida, o grande desafio pedagógico. Como diz Cristiane Nova e Lynn Alves (2004):
“Hoje, no momento em que o problema deixa de ser a escassez e torna-se o excesso de possibilidades de aceder às informações e que, o que é ainda mais relevante, se transforma em uma velocidade jamais imaginada anteriormente, ficou mais evidente o descompasso da antiga concepção de educação”[1].
Para escola cabe ainda o papel de ensinar. Porém, não mais vendo o ensino como a transmissão de um conteúdo diante de uma relação passiva Professor X Aluno, e na maioria das vezes com um livro didático dirigindo tal relação. Com as novas tecnologias da