quimica
RESUMO
Foi feito o uso do micrometro, um aparelho muito delicado ao qual se deve ter muito cuidado, para fazer medições de diâmetro e altura de objetos pequenos, ao qual foram eles; cilindro maior de diâmetro 19.08mm, cilindro médio de diâmetro 7.40mm e cilindro pequeno de diâmetro 4.77mm e também foi realizada com esse instrumento a medida da altura de um disco e para calcular seu diâmetro foi feito o uso do paquímetro.
INTRODUÇÃO
O micrômetro é um instrumento usado para medir dimensões de objetos pequenos e têm aplicação na medida de fios, espessuras de chapas, entre outras medidas. O micrômetro consta essencialmente de um parafuso micrométrico. Em um dos extremos do parafuso temos a espera móvel, que não deverá pressionar fortemente o objeto medido. Já no outro extremo existe uma catraca que é um dispositivo protetor e que também permite reprodutibilidade nas pressões aplicadas. Sobre o tambor temos a manga que possui uma escala circular normalmente gravada com traços correspondentes a 0,01mm. Cada volta completa da manga correspondente ao avanço ou recuo de um passo do parafuso micrométrico. No micrômetro o passo da rosca é de 0,5mm e o tambor tem 50 divisões, então a resolução será:
0,5/50 =0,01mm Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01mm no fuso. Em forma de arco temos uma peça com um dos extremos ronquidos ao tambor e com o outro extremo constituindo a espera fixa. PARTE EXPERIMENTAL Materiais
- Micrometro
-Paquímetro
- Cilindros (grande médio e pequeno)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1- Utilizando o micrômetro, foram realizadas quatro medições: a altura e diâmetro do disco, a altura e diâmetro de três cilindros de tamanhos diferentes.
2- Através das medições foi calculado o valor mais provável e o erro padrão, em cada uma das medidas.
3- Foi calculado o volume e o erro do volume para cada uma das peças usadas.
RESULTADOS E DISCURSÃO
Os resultados obtidos foram os seguintes;