QUIMICA
Imagem : Elbuenminero/Creative Commons
Attribution-Share Alike 3.0 Unported
Attribution
As estações de tratamento de água
ETA - estação de tratamento de água.
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que ela se torne potável.
O processo de tratamento de água livra-a de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Tratando água insalubre
Imagem : SuzanneKn/Public Domain
A água captada dos mananciais, através de adutoras, pode estar insalubre, ou seja, pode originar doenças por estar contaminada e poluída por esgotos.
Manancial
A água contaminada contém microrganismos transmissores de muitas doenças, algumas bastante graves. Nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (como o Brasil), a falta de água para uso da população é um dos fatores que contribuem para a alta taxa de mortalidade infantil.
Como funciona uma estação de tratamento de água.
O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas, existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
As etapas são:
Pré-cloração – primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.
Pré-alcalinização – depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
*Fator pH – o pH denomina se uma solução líquida é ácida, alcalina ou neutra, inclusive a água. Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.
Coagulação – nessa fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as