quimica
Ligas Metálicas
O Aço
A partir da matéria prima minério de ferro em que se verificam os teores de carbono, Silício, fósforo, enxofre, manganês entre outros elementos, o ferro que é retirado do solo é levado para uma unidade da siderúrgica, onde será Transformado em aço a partir de altas temperaturas.
O aço, por fim, será o resultado da descarbonatação do Ferro gusa, ou seja, é produzido a partir deste, controlando-se o teor de Carbono para no máximo 2%.
Aço Inoxidável
Aço inoxidável é o nome dado à família de aços resistentes à corrosão e ao calor contendo no mínimo 10,5% de cromo. Enquanto há uma variedade de aços carbono estrutural e de engenharia atendendo a diferentes requisitos de resistência mecânica, soldabilidade e tenacidade há também uma grande variedade de aços inoxidáveis com níveis progressivamente maiores de resistência à corrosão e resistência mecânica. Isso é resultado da adição controlada de elementos de liga, cada um deles originando atributos específicos com relação a resistência mecânica e possibilidade de resistir a diferentes meios ambientes. Os tipos de aço inoxidável podem ser classificados em cinco famílias básicos: ferritico, martensitico, austenitico, dúplex e endurecivel por precipitação.
A Solda
Soldagem é um processo de fabricação, do grupo dos processos de união, que visa o revestimento, a manutenção e/ou a união de materiais, em escala atômica, com ou sem o emprego de pressão e/ou como ou sem a aplicação de calor.
A Solda é o resultado da operação de soldagem.
CONCLUSÃO
O aço
O aço para construção civil pode ser disponibilizado de diversas maneiras pelas indústrias siderúrgicas. Entre as formas mais comuns estão às chapas finas, as chapas grossas, os perfis laminados, os tubos, cabos e as barras (vergalhões) de aço. Essas formas podem ser combinadas das mais diversas maneiras, formando estruturas metálicas.
O Uso de estruturas metálicas permitiu uma flexibilidade muito maior nos projetos tanto para