A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA AO RENDIMENTO ESCOLAR
• Ressaltar a importância da psicopedagogia para combater o fracasso escolar.
JUSTIFICATIVA
De acordo com Bossa (2007 apud SILVA, 2012) a Psicopedagogia teve seus primórdios na Europa do século XIX, com a articulação das áreas da Psicanálise, Psicologia e Medicina, em busca de soluções para crianças e adolescentes com dificuldades de relacionamento no âmbito familiar e escolar.
Nas décadas de 70 e 80, a psicopedagogia assumiu o caráter interdisciplinar, acrescentando as áreas da Fonoaudiologia, Neurologia, Linguística, Psicologia Genética, Sociologia e Filosofia.
Dessa forma, reconhece-se mudanças nas diversas fases do desenvolvimento da criança, fazendo com que os educadores tenham novos olhares que direcionam à uma reflexão sobre o processo da qualidade da educação e contribuindo para todo esse processo (SOARES; SENA, 2012).
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e as dificuldades e aprendizagem, objetivando o processo humano do conhecimento dentro de seus padrões evolutivos normais, as patologias e a influência da família, escola e sociedade nesse desenvolvimento (SCOZ, 1992 apud SOARES; SENA, 2012).
A psicopedagogia considera diversos aspectos como: a relação aluno-professor (vice-versa); condições do ambiente escolar; relação família-escola; relação do aluno com o objeto de conhecimento. Articulando todo o processo de aprendizagem no interior da escola, conjuntamente os fatores individuais e de grupo para a construção do conhecimento e valorizando todo o universo que envolve esse processo (SOARES; SENA, 2012).
ESTRATÉGIA
Busca-se na psicopedagogia, a influência da família na educação, no comportamento e na formação dos educandos, pois a família é o primeiro grupo social de interação para a aprendizagem e busca de referências da criança sobre valores culturais e emocionais, por exemplo. A escola é a mediação entre o indivíduo e a sociedade (FIALE, 2012).
O psicopedagogo escolar deve analisar o Projeto Político-Pedagógico