QUIMICA
TÍTULO DA AULA: Apresentação laboratório, vidrarias e equipamentos do laboratório.
ALUNOS:
OBJETIVO: Associar o nome de cada material ou equipamento com o seu uso específico; Reconhecer os uma parte dos materiais de um laboratório; Aplicar corretamente a técnica de utilização de cada tipo de material; Identificar as zonas de acontecimentos; Dominar a utilização de pipetas; Diferenciar as pipetas volumétricas das graduadas; Caracterizar as pipetas utilizadas.
PROCEDIMENTOS: Foram apresentadas as vidrarias mais comuns num laboratório como béquer, bastão de vidro, erlenmeyer, funil simples, tubo de ensaio, vidro de relógio e matérias mais comuns num laboratório de química.
Foi demonstrado como se deve utilizar vidrarias de medição de volumes, como balões volumétricos, provetas, pipetas graduadas e pipetas volumétricas
RESULTADOS:
1 - Explicar a diferença de pipeta graduada e pipeta volumétrica.
Pipetas graduadas, mais finas, contendo escala para medir volumes variáveis;
Pipetas volumétricas possuem bulbos com apenas um traço indicando o volume fixo, não possui graduação; sendo estas mais rigorosas que as graduadas. É utilizada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Medem um único volume, o que caracteriza sua precisão
2 - Para que servem o béquer e o erlenmeyer?
Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.
Béquer: Resistem ao aquecimento, resfriamento e ataques de produtos químicos, com escala de pouca precisão.
3- Qual diferença da balança analítica e semi-analítica? Qual tipo será usado?
O que difere uma Balança Analítica de uma Balança Semi-Analítica é o grau de precisão na hora da pesagem. Uma Balança Analítica pode pesar com precisão máxima de até 0,01 miligrama (dependendo do modelo). Será utilizada a semi-analítica.
4- Qual o tipo de vestimenta que deve ser usada?
Use