minhocas
Nesse procedimento, com a ajuda do professor, Observamos o aspecto externo e interno do corpo de uma minhoca para perceber como ocorre seu deslocamento e como funciona o sistema reprodutor e digestório da minhoca. Esse experimento também, serve para observarmos a locomoção da minhoca por meio de seu corpo anelídeo e com o auxilio de suas cerdas.
Graças a esse experimento descobrimos que possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado, pois existe uma grande variedade de dietas.
O sistema excretor é formado por metanefrídios (Sistema digestório dos moluscos). Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios ( túbulos sinuosos). Os metanefrídio são comuns em animais de simetria bilateral que não precisam conservar água. A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.
As minhocas são animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelos solos úmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento, casos nos quais são conhecidas como minhocuçus.
Possuem o corpo alongado, cilíndrico, com a boca e o ânus, em extremidades opostas e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da boca é recoberto por anéis e com algumas