quimica
1- DEFINA DUREZA. QUAL A SUA UNIDADE?
Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta substância. A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio, de modo que os principais íons levados em consideração na medição são os de Cálcio (Ca2+ ) e Magnésio (Mg2+). Eventualmente também o Zinco, o Estrôncio, Ferro ou Alumínio podem ser levados em conta na aferição da dureza.
A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de Partes Por Milhão de Carbonato de Cálcio CaCO3, também representadapor mg/L de Cálcio CaCO3. Quanto maior a quantidade de "ppm", mais "dura" será considerada a água. Existem outras unidades de medidas como o Grau Alemão °dGH; o Grau Inglês °e; o Grau Francês °TH; mmol/L.
2- CITE PELO MENOS 5 PROBLEMAS QUE O USO DE UMA ÁGUA DURA PODERIA CAUSAR EM INDÚSTRIAS.
A água de uso industrial não é pura visto conter minerais e compostos inorgânicos, em alguma extensão, que aumentam a sua dureza. Na indústria gráfica, por exemplo, a água dura é ineficiente para dissolver os sabões nos processos de lavagem. Quando a solução de molhagem é preparada com água muito dura, ocorre depósito de carbonato nos rolos do sistema de tintagem e estes rejeitam a tinta. A água dura prejudica a operação normal da impressora offset, visto que ocorre interação com as tintas, causando a formação de sabões oleaginosos. Estes sabões tem afinidade tanto pela água quanto pela tinta, através das quais são depositados sobre as chapas, causando entupimento dos pontos de meio-tom e estrias de rolos.
Em outros tipos de indústrias, a água dura pode causar depósitos de calcite em caldeiras, e pode até haver o risco de explosão dessas caldeiras; também pode ser indesejável para alguns processos industriais como levedar certos tipos de cervejas.
3- CITE AS FUNÇÕES DE:
A) CaCO3 - É o principal componente de rochas como