Quimica
2) Cúbica de corpo centrado, cúbica de face centrada e hexagonal compacta.
3) Fator de empacotamento atômico é igual ao Número de átomos multiplicado pelo Volume dos átomos dividido pelo Volume da célula unitária. Tem como objetivo informar quantos átomos podem ser organizados numa estrutura cristalina e determinar a qualidade no empilhamento.
4) Alguns metais e não-metais podem ter mais de uma estrutura cristalina dependendo da temperatura e pressão. Esse fenômeno é conhecido como polimorfismo. Geralmente as transformações polimórficas são acompanhadas de mudanças na densidade e mudanças de outras propriedades físicas. Exemplos: Diamante e Grafite.
5) É um fenômeno em virtude do qual certas propriedades físicas de um mesmo corpo dependem da direção em que são medidas. O fato das substâncias minerais formarem cristais, indicam que o comportamento físico da matéria cristalina depende da direção. Em determinadas direções formam-se faces, noutras arestas e noutras vértices. Nas redes cristalinas também se verifica que as distâncias entre os nós, que a formam, dependem da direção em que essa distância é medida. Esta variação de comportamento de propriedades físicas de um cristal segundo a direção em que se determina denomina-se anisotropia e tem importância muito significativa no estudo dos minerais.
6) CCC: Direção – Os átomos se tocam ao longo da diagonal do cubo, que corresponde a família de direções <111>, que é o de maior empacotamento atômico.
CFC: Direção – Os átomos se tocam ao longo da diagonal da face, que corresponde a família de direções <110>, que á a de maios empacotamento atômico.
7) V-V-F-F-F
8) + 3,42V
9) (B)
10) Certo, no mundo inteiro a corrosão impõe um