“Especificação de requisitos de software”
Antigamente, chamavam-se "famílias". Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.Na tabela os grupos são as linhas verticais (de cima para baixo)
Classificações dos elementos
Dentro da tabela periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:
Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17. Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12. Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídios. Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.
Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir:
Metais; Semimetais ou metalóides (termo não mais usado pela IUPAC: os elementos desse grupo distribuíram-se entre os metais e os ametais); Ametais (ou não-metais); Gases nobres; Hidrogênio.
ELETRONICOS
As primeiras informações a respeito de como os elementos estão agrupados na tabela nos são dadas pelas cores. Em azul os metais, em alaranjado os semimetais, em roxo ou lilás os não metais e em verde os gases nobres.
Se você observar melhor, verá, ainda, que os símbolos dos elementos também veem escritos em cores diferentes. Os que estão em azul escuro são os elementos que são encontrados, nas condições normais de temperatura e pressão, no estado sólido. Os que estão em azul claro são encontrados no estado gasoso. Aqueles que veem escritos em branco são