Artigo sobre logistica reversa
Promover o bem estar ambiental nunca foi tão importante quanto está sendo atualmente. A sociedade em geral está cada vez mais preocupada com os diversos aspectos do equilíbrio ecológico, tal preocupação é refletida nos problemas de saúde, imagens organizacionais, poluição ambiental, entre outros. Atentas à esses dados e preocupadas com questões ambientais as empresas estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos, através da Logística reversa. Além disso empresas que possuem este processo de maneira bem gerida, tendem obter vantagem competitiva no mercado, já que estas podem atender seus clientes de forma melhor e diferenciada de seus concorrentes.
Dentro desta ótica, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, também se destacam como um meio que agrega valor a empresa de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. Empresas que fabricam produtos expelidores de substâncias tóxicas em alguma fase de sua produção devem estar atentas ao mal que esse processo causa à natureza, aos consumidores, trabalhadores, etc. Este fato diz respeito ao aumento de consciência ecológica dos consumidores que almejam a redução de impactos negativos das empresas no decorrer de suas atividades ao meio ambiente. Isto tem gerado ações por parte de algumas empresas que visam mostrar as clientes e consumidores uma imagem institucional “ecologicamente correta”.
1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Como as empresas são capazes de utilizar a Logística Reversa como ferramenta de seu planejamento estratégico?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
O presente estudo tem como objetivo geral: Identificar de que forma a empresa pesquisada pratica a Logística Reversa como estratégia de negócios.
1.2.2 Objetivos específicos
Os objetivos específicos encontram-se em função do objetivo geral, a saber:
• Identificar como a Logística Reversa afeta o meio ambiente; •