quimica
FLÁVIO DA CONCEIÇÃO DE FREITAS
MARCELA RAMOS DA SILVA
PAOLA DOS SANTOS RUFINO
FORMAS DE UTILIZAÇÕES DA ESCÓRIA PROVENIENTE DO PROCESSO SIDERÚRGICO
São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO 2
1. introdução 3
1. introdução 3
2. HISTÓRICO 4
2. HISTÓRICO 4
Aço mundialmente 11
Aço mundialmente 11
Referências bibliográficas: 18
Referências bibliográficas: 18
1. introdução
O aço é uma liga de ferro-carbono, com propriedades que o fazem ter uma produção crescente nacional e mundialmente, como resistência, maleabilidade, ductibilidade, etc.
Sua grande vantagem é seu baixo custo, que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, como em eletrodomésticos, agricultura, construção civil e transportes,
O Brasil e o mundo tem um crescente aumento na sua produção, onde toneladas de aço são produzidos anualmente e no seu processo a cada tonelada de aço produzido, são gerados de 500 a 700 quilos de resíduos.
A quantidade de resíduo é muito elevada, por isso estes são utilizados na indústria em outros segmentos. A escória de aciaria possui qualidades físicas que habilitam o seu uso em construção civil, inclusive na área de pavimentação rodoviária. (PEDROSA, 2010).
A escoria é um material, que antigamente não tinha nenhum valor comercialmente, porém, como o número de resíduos gerados era muito grande, foi necessário o estudo para reaproveitá-los de forma que no do final este subproduto também tenha valor agregado, motivando o seu uso.
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo da produção do aço, focando no resíduo deste processo chamado de escória, bem como suas características, aplicações e aspectos ambientais.
2. HISTÓRICO 2.1 Histórico da Siderurgia no mundo
A origem da Siderurgia remota há tempos, juntamente com a invenção das primeiras armas e implementos agrícolas. Talvez, o primeiro metal tenha surgido apenas no período neolítico, quando o