fdp na escada
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
Alimentação e saúde de atletas com alta performance
NOME: Bruno Rocha Camerini Porto Alegre, 3 de maio de 2012
Turma: 1ª
Professor: Nara Odi
Número: 5
Alimentação
Por trás de muito treino e dedicação ao seu esporte, o atleta deve manter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas. Com refeições possuindo essas características, os esportistas conseguem ter um bom desempenho físico, pois os nutrientes proporcionam combustível energético e os elementos essências para o corpo. Alguns nutrientes buscam até mesmo proporcionar uma melhora na disposição e vitalidade do atleta, envolvendo questões psicológicas.
O carboidrato para atletas com um nível alto de desempenho, deve ser em abundância, de 60% a 70% do total de alimentos ingeridos, pois é a melhor e mais rápida fonte de energia, deve ser consumido após as atividades físicas. A proteína também tem papel fundamental no corpo dos atletas, atuando principalmente no metabolismo, fazendo com que o corpo crie anticorpos e com função estrutural.
Saúde
Quando falamos de saúde, sempre pensamos em exercícios físicos, mas nem sempre um atleta de alta performance pode ser um exemplo de indivíduo saudável, pelo contrário, na busca de grandes resultados, muitos tem um preço caro a pagar, podendo ter uma saúde tão frágil quanto uma pessoa normal.
Um exemplo é o atleta Vladimir Kutz, da ex-União Soviética, que em 1950 teve o recorde mundial nos 5.000 e 10.000 m em Melbourne, Austrália, 1956. Ele realizava treinos extremamente fortes e longos seguindo um método científico conseguindo o sucesso durante algum tempo. Infelizmente o atleta morreu com 45 anos, com um ataque cardíaco fulminante, o que é muito comum em atletas que desgastam arduamente o coração.
A vida do