O farmacêutico na Agência transfusional
O farmacêutico na agência transfusional
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta, não devendo o doador receber qualquer remuneração ou benefício, direta ou indiretamente. Quem pode doar? No Brasil, qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:
Ter entre 18 anos e 67 anos, 11meses e 29 dias
Ter peso acima de 50 kg
Se homem, não pode ter doado há menos de 60 -90 dias
Se mulher, não pode ter doado há menos de 90 -120 dias
Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
Não estar grávida
Não estar amamentando criança menor de 12 meses
Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço
Ter dormido pelo menos 6 horas das 24h que antecedem a doação
Não ter feito tatuagem ou piercing
Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação
Não ser usuário de drogas
A lei nº 7.649, de 25 de janeiro de 1988, estabelece a obrigatoriedade do cadastramento dos doadores de sangue, bem como a realização de exames laboratoriais no sangue coletado, visando prevenir a propagação de doenças.
Doação
Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais, para que seja cadastrado como doador e para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e a triagem clínica, onde responde perguntas