quimica
Físico-Química
Curitiba
2014
GIANI LARINI
Físico-Química
Trabalho apresentado a disciplina de Físico-Química.
Professor: Devanir Junior
Curitiba
2014
Introdução
Cinética Química
A Cinética Química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas, bem como os fatores que podem modificá-las. E de ter a possibilidade de controlar essas taxas de desenvolvimentos, com base no mecanismo dessas reações.
Energia de Ativação
É a mínima quantidade de energia necessária para que a colisão entre as partículas dos reagentes resulte em reação. Também é a energia necessária para levar os reagentes ao complexo ativado.
O complexo ativado possui entalpia maior que a dos reagentes e dos produtos, sendo bastante instável; com isso, o complexo é desfeito e dá origem aos produtos da reação.
Gráficos Endotérmicos e Exotérmicos para a Energia de Ativação
A energia de ativação varia de acordo com o tipo de reação química. Nas reações endotérmicas ela é maior do que nas exotérmica. Onde:
Endotérmico
Fonte: http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat1.gif
Exotérmico
C.A.= Complexo ativado.
Eat. = Energia de ativação.
Hr. = Entalpia dos reagentes.
Hp. = Entalpia dos produtos.
DH = Variação de entalpia.
Fatores que influencia nas velocidades das reações
Temperatura: O aumento da temperatura faz elevar a agitação molecular, a energia cinética, o número de partículas com energia maior ou igual à energia de ativação, o número de choques.
Luz: Na presença da luz, muitas reações aceleram a sua velocidade. Tais como algumas reações são denominadas reações fotoquímicas.
Na grande maioria das reações fotoquímicas, percebe-se a presença de um reagente colorido, denominado componente fotoquimicamente ativo. Esse reagente possui