siria
Nome Oficial: República Árabe da Síria
Capital: Damasco.
Nacionalidade: Síria.
Idioma: árabe (oficial), curdo.
Localização: sudoeste da Ásia.
A Síria tem uma área de 185.000 km quadrados. A oeste faz limites com Mar Mediterrâneo, Líbano, e Israel, ao sul com Jordânia a leste com Iraque e Turquia. O país está dividido geograficamente em quatro regiões:
A faixa costeira, fértil, com 180 km de costa abrupta e rochosa, que se estende entre o Líbano e Turquia. Os planos aluviais férteis são intensamente cultivados durante todo ano. Os portos mais importantes são Lataquia e Tartesos. Em Baniyas existe uma refinaria de petróleo.
As montanhas Jebel an-Nusariyah formam uma cordilheira que se estende de norte a sul no interior da faixa costeira. A altura media é de 1.000 m. São frequentes as nevadas em seus picos no inverno. A faixa dos montes do planalto marca a fronteira entre Síria e Líbano com uma altura média de 2.000 m. A montanha mais alta da Síria é Jebel ash-Sheikh, conhecido na Bíblia como Monte Hermon, com 2.814 m. O maior rio que nasce nessa cordilheira é o Barada. Outras regiões menores incluem o Jebel Druso, ao sul perto da fronteira com Jordânia e o Jebel Abu Rujmayn ao norte de Palmira.
Exceto na costa, de clima mediterrâneo, nas montanhas e nas regiões banhadas pelos rios predomina a estepe.
O deserto conta com alguns grandes oásis como o de Palmira e ocupa o sudoeste do país, onde acampam os beduínos com seus milhões de cabeças de gado bovino. Sua privilegiada situação no meio de ricas terras produtoras de cereais, algodão, e leguminosas, lhe confere papel de importante mercado agrícola.
A Síria também é cortada pelos oleodutos que levam seu petróleo juntamente com o do Iraque em direção à costa libanesa por um lado, e por outro, em direção a Baniyas, localidade perto de Lataquia, principal porto comercial sírio.
CULTURA:
Artes populares
A Síria conserva atividades artesanais tradicionais, como o